FANDOM

La Hire Chateau

Château Frontenac em La Hire

Lá Hire é capital do Reino da Acádia desde 1077, sendo uma das mais antigas capitais do mundo ainda em funções.

Na Batalha de Ira em 1029, as forças acadianas tomaram a cidade após um sangrento combate no meio da cidade. Trancado no topo da sua torre, o comandante das forças defensoras Jan Hildberg, ofereceu a sua rendição e o resto dos seus territórios se a sua vida fosse poupada, condição que Chlodovech aceitou. Após os mensageiros partirem da cidade com as mensagens de rendição, Chlodovech pessoalmente esquartejou Hildberg em frente das suas tropas desarmadas, que assistiram horrorizadas. Todos eles irião ter um fim igualmente cruel, as forças acadianas chacinaram todos os sobreviventes..civis e militares, adultos, velhos, mulheres e crianças, poucos foram os que sobreviveram à chacina. Foi após esta demonstração de fúria que a localidade ganhou o nome de hoje La Hire, A Ira.

Fruto da sua localização privilegiada numa pequena península, La Hire sempre foi uma formidável posição defensiva, e a sua localização no centro do território ao longo do Báltico do Reino da Acádia fez da cidade o local ideal para as cortes do Reino se instalarem.

A cidade sempre foi muito restrita a cidadãos comuns do Reino, ao longo dos séculos sempre foi principalmente habitada por nobres e burgueses muito ricos que tinham, ainda assim, alguma influencia, especialmente durante a época da Liga Hanseática. Isto só mudou quando, entre os séculos XVII e XVIII o Iluminismo e a revolução científica chegaram ao país. Tendo atraído o interesse e a curiosidade do Rei e do povo, os novos cientistas, pensadores e burgueses foram acolhidos na capital para ajudar a dinamizar o Reino.

As ideias de liberdade iriam atingir o zénite durante a passagem para o século XIX, quando a Revolução Acadiana baseada nos mesmo princípios da revolução francesa, atingiu a capital, proveniente das camadas mais baixas da sociedade do país, mas recebendo a admiração e apoio dos intelectuais. Apesar de alguma violência ocorrida na cidade, e do confronto entre a Nobreza e o Povo, o número de mortes foi relativamente baixo e o Roi aceitou abdicar de grande parte dos seus poderes desde que a sua coroa e Linha Real fosse mantida. Esta proposta foi aceite e o Roi poupado. Após a criação da Assembée Nationale Acadienne na mesma capital, foi decidido abolir grande parte dos títulos de nobreza tornando-os meramente cerimoniais, Acádia havia se tornado num dos primeiros Estados de Direito com uma Democracia moderna do Mundo.

Montreal City Hall

Assembée Nationale Acadienne

Durante a 2ª Guerra Mundial, La Hire aguentou o cerco Nazi das forças de Ulrich durante meses, tal como acontecera mais de 900 anos antes contra as forças Acadianas antes da chegada de Clodovech.

Apesar desta grande mudança, a capital não deixou de perder o seu estatuto de elite, que ainda hoje tem. A cidade continua a ter uma população baixa, com certa de 290,000 habitantes, e o preço do terreno é provavelmente dos mais altos no mundo.